sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Evapotranspiração

Outro dia eu vi uma redação, bom na verdade eu não vi de fato a redação, alguém me contou sobre ela, mas como eu não me lembro direito como essa história surgiu vamos fingir que eu vi realmente a redação.

O tema era a água. E a redação era mais ou menos assim : Um pingo mais um pingo mais um pingo mais um pingo mais um pingo mais um pingo mais um pingo mais um pingo mais um pingo mais um pingo mais um pingo mais um pingo mais um pingo mais um pingo mais um pingo mais um pingo mais um pingo mais um pingo mais um pingo mais um pingo mais um pingo mais um pingo mais um pingo mais um pingo mais um pingo - O cara ou mulher, enfim, a pessoa que escreveu essa redação repetiu essa frase até completar trinta linhas e no final - fazem um poça.

Fala sério, eu achei muuuito legal esse texto, de verdade. Parece que é meio ridículo, mas eu acho que precisa ter muita imaginação para escrever uma coisa assim. Eu pelo menos nunca pensei em escrever algo do gênero, muito menos em uma prova, sim, a pessoa escreveu isso numa prova, de vestibular eu acho até. Esse aí tem coragem. Eu sei que eu seria covarde demais para escrever uma coisa desse tipo num vestibular, então tiro o meu chapéu para o cara ou mulher, que seja.

Será que o professor que corrigiu essa prova gostou da redação? No mínimo ele deve ter rido um pouquinho, eu riria pelo menos. Se eu tivesse corrigido essa redação, daria um dez para o escritor. Tipo, tudo bem, a redação não é lá muito complexa, mas poxa, tá show cara.

E o que me chamou mais ainda a atenção é que se eu tivesse que escrever algo sobre a água, eu falaria de como ela é importante, de como precisamos dela e de como ela está acabando. Mas esse(a) escritor(a) não fez nada disso, não falou nada sobre a água na verdade, só falou que vários pingos fazem uma poça.

Viajando um pouco mais, será que quem escreveu essa redação pensou cuidadosamente no que estava escrevendo ou será que foi da falta de imaginação mesmo que surgiu o texto ? Porquê analisando de um ponto de vista, eu acho que essa redação é até profundazinha sabe, meio que passou uma mensagem para mim, algo do gênero "se você persistir, você consegue", não pera, não era nada disso que eu queria, é que agora eu não estou conseguindo explicar, mas bem que seja, ainda acho que existe uma mensagem aí.

7 comentários:

Anônimo disse...

hahahahhaha ... o cara levo quanto na redação ?

Unknown disse...

hhahaha eu acho que a mensagem tá mais para:
"de grão em grão a galinha enche o papo"

Nathalia disse...

É, mas qual é a mensagem do provérbio "de grão em grão a galinha enche o papo" ???

João Felipe disse...

Well, marcando presença.

Quanto aos pingos, pode ser "bonitinho e irreverente", mas de qualquer modo falta toda a estrutura argumentativa que se espera de uma redação. Eu daria zero.

Nathalia disse...

Ai credo, um zero ?! Que professor mau-humarado...

Unknown disse...

Cosquinhas é num nome bom. Muito bom...

Unknown disse...

"É, mas qual é a mensagem do provérbio "de grão em grão a galinha enche o papo" ???"

Acho que quer dizer que com pequenas atitudes consegue-se algo grande. Deve ser por aí...